Observatório de Dados Abertos

O Observatório de Dados Abertos é um grupo de pesquisa da Ciência da Informação que desenvolve estudos sobre o ciclo completo dos dados e informações, desde sua organização, representação, tratamento e recuperação até a criação de soluções inovadoras baseadas em tecnologias digitais e no reúso de dados. Suas pesquisas abordam o uso estratégico das tecnologias da informação e comunicação e de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, bem como a governança de dados, a interoperabilidade, a visualização e a recuperação de dados em diferentes contextos. Na área da saúde, realiza análises baseadas em evidências de mundo real, apoiando a avaliação de riscos, benefícios e do uso de tecnologias em saúde. O Observatório também contribui para o avanço do governo aberto, da inovação aberta, da ciência aberta e da participação cidadã, fortalecendo a transparência, a accountability e a eficiência da gestão pública por meio da informação, da tecnologia e da transformação digital.
Diretório do Grupo de Pesquisa no CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6273272631572874
Linhas de pesquisa
Linha 1: Organização e tratamento de dados e informações
O Observatório de Dados Abertos realiza estudos sob a perspectiva da organização e do tratamento de dados e informações, bem como de seu acesso, recuperação, coleta, armazenamento e disponibilização para o reúso em novos produtos e serviços apoiados pela tecnologia.
Linha 2: Tecnologias de informação e sistemas de informação
O Observatório de Dados Abertos utiliza tecnologias da informação e comunicação e tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial, para apoiar a compreensão teórica e aplicada de dados e informações, bem como suas aplicações em sistemas de informação. Abrange a governança de dados, a representação e os padrões de interoperabilidade, além do desenvolvimento de interfaces e métodos para a visualização e recuperação automatizada de dados.
Linha 3 : Dados abertos e evidências de mundo real para a saúde
O Observatório de Dados Abertos realiza estudos e análises que geram evidências de mundo real, a fim de fornecer informações sobre o uso, riscos e benefícios de tecnologias em saúde. Para isso, utiliza dados advindos de diferentes fontes de informação, bases de dados e conjuntos de dados abertos.
Linha 4: Governo aberto, inovação aberta e participação cidadã
O Observatório de Dados Abertos investiga modelos, práticas e tecnologias que promovem o acesso à informação, a transparência, o controle social, a participação cidadã e a colaboração entre academia, governo, sociedade e setor privado. Envolve o estudo de políticas de informação e de mecanismos de cocriação de valor público para fortalecer a inovação aberta, a accountability e a eficiência da gestão pública por meio do uso estratégico da informação, da tecnologia e da transformação digital.
Projetos integrados

Dados Abertos para Difusão do Conhecimento no Brasil: Inovação e transformação social
2024 – 2026
Financiamento: Demanda Universal FAPEMIG.
Status: Em andamento.

Interoperabilidade e representação da informação: aportes e domínios de aplicação
2024
Financiamento: Bolsista PROGRAD.
Status: Em andamento.

Recuperação de Informação em modelos de Inteligência Artificial: o papel da Ciência da Informação
2023
Financiamento: Bolsista PIBIC
Status: Em andamento

Observatório de Dados Governamentais Abertos no Brasil: Organização e Reúso
2022 – 2024
Financiamento: Fundo Fundep UFMG.
Status: Concluido.
Artefatos e produtos tecnológicos
O observatório reúne resultados das pesquisas sobre a temática de dados abertos com destaque para:
- Métrica DGABr 2.0: a DGABr é uma métrica brasileira, resultado de uma iniciativa acadêmica, para avaliar o potencial de reúso dos dados governamentais abertos (DGA) disponibilizados no Brasil. A métrica é composta por dimensões qualitativas e quantitativas que avaliam elementos do ciclo de vida dos DGA e sugere um indicador, com base na pontuação obtida nas dimensões, para mensurar o potencial de reúso dos DGA avaliados e foi resultado da tese de doutorado da coordenadora. Em 2024 a métrica foi atualizada, versão 2.0, considerando a evolução em aspectos nacionais e internacionais. Mais detalhes em: https://dgabr.eci.ufmg.br/.
- Mapeamento das legislações: centralização e atualização das legislações e instrumentos da Política de Dados Abertos do Brasil. Última atualização em março de 2024.
- Dissertação de Mestrado: Metadados para Representação de Dados Abertos: recomendações para o governo federal brasileiro.
- Catálogo de APIs: Catálogo com o mapeamento das APIs de dados abertos do governo federal (primeira versão publicada em agosto de 2025).

