O Modelo MetaOpenGov é uma iniciativa acadêmica que propõem uma estrutura de representação descritiva para os dados abertos do governo federal brasileiro, no contexto do Portal Brasileiro de Dados Abertos, com a utilização de metadados.
Para a proposta foram considerados três pilares:
● Legislação e documentação
○ Legislações, normativas, portarias e diretrizes sobre acesso à informação;
○ Política de Dados Abertos e legislações complementares.
● Padrões e instrumentos de organização e representação da informação
○ Padrões de metadados (e-PMG, DC e DCAT-3);
○ Vocabulários (VCGE);
○ Boas Práticas para Dados na Web.
● Estrutura existente no Portal Brasileiro de Dados Abertos:
○ Aspectos, funcionalidades e metadados da estrutura existente.
A partir dos pilares foram propostos quadro níveis:
- Organização: abrange as informações sobre o Órgão gerador/publicador dos DGA e são propostos 23 metadados, sendo 14 originários da estrutura atual do Portal, oito acréscimos e uma exclusão.
- Conjunto de dados: abrange uma coleção de dados que são publicados ou mantidos por uma organização e estão disponíveis para acesso ou download em um ou mais formatos são propostos são 27 metadados, sendo 17 da estrutura atual do Portal, 10 acréscimos e duas exclusões.
- Recurso: compreende-se que cada recurso representa uma fonte de dados, podendo ser um arquivo, como uma planilha, um método de webservice / API ou um documento. Correspondem a 17 metadados totais na proposta, sendo sete originários da estrutura atual do Portal e 10 adições.
- Reúso: refere-se às aplicações criadas a partir de conjuntos de dados ou recursos já existentes, podendo ser aplicativos, sites, entre outros. Correspondem a 13 metadados, sendo oito da atual estrutura e cinco adições.
Figura 1 – Diagrama com classes e propriedades do DCAT-3
Fonte: Oliveira (2025).
O MetaOpenGov e sua estrutura é apresentado é apresentado na Figura 2.
Figura 2 – Modelo MetaOpenGov
Fonte: Oliveira (2025).
Quadro 1 – Proposta de metadados para o Portal de Dados Abertos (2024)
Fonte: Oliveira (2025).
Para visualizar o detalhamento dos metadados da proposta clique aqui.
Como citar: OLIVEIRA, Danielle Teixeira de. Metadados para representação de dados abertos: proposta para o Portal Brasileiro de Dados Abertos. 2025. 221 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2025. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/79947.

